ada

 

Ada Alimonda nasceu na cidade de Araraquara (Est. De S. Paulo) em 14 de janeiro de 1915.

Oriunda de uma tradicional família de musicistas,  iniciou seus estudos de piano sob a orientação materna e mais tarde diplomou-se pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, aperfeiçoando-se com o Prof. Agostinho Cantu.

Casou-se  com o industrial José Paulo Alimonda em Recife e anos após, retomou seus estudos de piano sob a orientação do maestro Waldemar de Almeida, tio do pianista Oriano de Almeida e pai do maestro e violinista Cussy de Almeida.

Formou um duo pianístico com Jairo Aquino, que posteriormente foi diretor do Conservatório Pernambucano de Música. Juntos deram vários receitais em beneficio de creches de crianças abandonadas. Fizeram apresentações em Recife,Maceió, João Pessoa e Natal.

Foi grande incentivadora da musica em Pernambuco. Patrocinou vários concursos, sendo o mais importante o Concurso José Paulo Alimonda, cujo vencedor foi o hoje consagrado pianista baiano Ricardo Castro.

A dedicação à música e à filantropia também encontraram espaço no seu vasto mundo de afazeres domésticos, levando-a a participar ativamente da fundação e atividades da “Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer”, bem como à coordenação dos programas culturais do Consulado Da Holanda.

Também era sócia do Women`s Club.

Ada Alimonda veio a falecer em 3 de Dezembro de 1996.